Edit

About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and expound.

Contact Info

Bruxismo, ATM, DTM e dores orofaciais

 Bruxismo, ATM, DTM e dores orofaciais

Escolha uma clínica que ofereça tratamentos de qualidade e humanizados

EU TENHO BRUXISMO?

O bruxismo é o hábito de encostar, apertar ou ranger os dentes ou apenas contrair a musculatura sem nem mesmo tocar os dentes. Então, quando alguém diz que não tem bruxismo, pois não faz barulho quando dorme, na verdade apresenta um tipo de bruxismo caracterizado por apertamento e não por ranger dos dentes. A forma mais recente de se classificar o bruxismo é pelo período em que ele ocorre, se durante o sono ou quando estamos acordados (vigília).

Sinais e sintomas mais frequentes:

  • Dificuldade, dor ou limitação para movimentar ou abrir a boca, principalmente pela manhã;
  • Dores de cabeça matinais ou no fim do dia;
  • Aumento do volume da musculatura da face;
  • Desgastes anormais dos dentes;
  • Quebra de dentes e restaurações sem causa aparente;
  • Língua e bochechas com marcas de dentes ou de mordidas.

TRATAMENTO DA DTM

TRATAMENTO NA ATM OU MUSCULAR

O tratamento geralmente é multidisciplinar e vai desde ações diretas nas articulações e músculos da cabeça e pescoço a fisioterapias, podendo envolver também  tratamento dentário. Os tratamentos mais invasivos são menos comuns, mas sempre é importante lembrar que o diagnóstico precoce tem uma relação muito importante com o quanto será invasivo o tratamento, ou seja, geralmente quanto antes o paciente buscar uma solução, menos invasivo será esse tratamento.

Tratamentos frequentemente indicados:

  • Uso de placa interoclusal acrílica;
  • Viscossuplementação articular – infiltração medicamentosa na ATM;
  • Bloqueio de pontos gatilho – infiltração muscular;
  • Infiltração muscular de Toxina Botulínica;
  • Fisioterapia (acupuntura, laserterapia, termoterapia, eletroterapia, exercícios de fortalecimento, alongamento);
  • Medicamentos de uso sistêmico.

O QUE É ATM?

ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

A articulação da face é conhecida como Articulação Temporomandibular (ATM), é a articulação mais complexa do corpo e permite a abertura e fechamento da boca. Como o próprio nome diz, está localizada entre os ossos temporal e mandibular, são duas, uma do lado direito e outra do esquerdo, localizadas bem à frente do ouvido.

É a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula quando falamos, mastigamos, engolimos etc. Para senti-la, basta colocar os dedos à frente do ouvido e abrir e fechar a boca. E por esta proximidade com o ouvido, as dores articulares por vezes são diagnosticadas e erroneamente tratadas como dores de ouvido. Quando em função normal, não apresenta estalos, crepitações nem dores.

A mordida incorreta, posição postural inadequada, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao estresse, frequentemente resultam em quadros de dores articulares, nos músculos da face, da cabeça, do pescoço e por muitas vezes falsas dores de ouvido. Esse conjunto de dores orofaciais e distúrbios é chamado de Disfunção Temporomadibular (DTM ).

Estes distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM) atingem uma grande parte da população, e cada dia mais tem aumentado o número de pessoas que sofrem de Disfunção Temporomadibular (DTM ).

PROBLEMAS NA ATM

SINAIS E SINTOMAS

Os Distúrbios Temporomandibulares (DTM) podem ser de origem muscular ou articular, entretanto, não existe uma única causa isoladamente para DTM. É considerado um distúrbio de causa multifatorial, pois envolve fatores fisiológicos como anatomia; fatores sistêmicos como doenças reumatológicas, ausência da mordida correta, fatores genéticos, traumas físicos, fatores psicossociais, etc. Todos estes fatores isoladamente ou em conjunto podem ser predisponentes, iniciantes ou perpetuadores de uma DTM. Um destes fatores é o mais comentado pelos pacientes, o bruxismo.

Sinais e sintomas mais frequentes:

  • Dores de cabeça e na região da face;
  • Mudança na mordida de forma súbita;
  • Cansaço muscular durante a mastigação;
  • Dor na ATM durante a mastigação;
  • Limitação ou travamento de abertura bucal;
  • Dor que irradiada para cabeça, ouvido e dentes;
  • Ruídos na ATM, como estalos;
  • Dores no ouvido e sensação de congestionado;
  • Tonturas;
  • Enrijecimento da musculatura da nuca e pescoço.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O diagnóstico precoce é de suma importância, o atraso pode transformar uma dor aguda, que pode ser curada apenas dando umas férias ao músculo em uma dor crônica, mais difícil de tratar. Sem contar que, se o problema sair do músculo e for para a articulação e estrutura óssea, isso já pode envolver inclusive cirurgias complexas.

Devido a grande complexidade e por ser multifatorial, o diagnóstico é complexo e necessita de um consulta com um extenso questionário, avaliações clínicas não só dos dentes e ossos, mas também de toda musculatura da cabeça e pescoço, em alguns casos se faz necessário alguns exames complementares como radiografia, tomografia ou ressonância magnética.

Agende uma avaliação com os profissionais da Santos Prime através do formulário em nosso site https://www.santosprimeodontologia.com.br/contato/ ou entre em contato através do nosso WhatsApp  http://bit.ly/2fXvVzT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende uma avaliação

Preencha o formulário e entraremos em contato para confirmar seu agendamento

A inovação da Odontologia de Chapecó agora conta com dois endereços:

Confira nossos horários de atendimento

Segunda : 08.30 - 12.00 / 13:30 - 20:00
Terça : 08.30 - 12.00 / 13:30 - 20:00
Quarta : 08.30 - 12.00 / 13:30 - 20:00
Quinta : 08.30 - 12.00 / 13:30 - 20:00
Sexta : 08.30 - 12.00 / 13:30 - 20:00
Sábado : 08.00 - 12.00

Our Departments