Edit

About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and expound.

Contact Info

Saúde bucal para atletas

A saúde bucal voltada para atletas

Engana-se quem pensa que a odontologia é responsável apenas por sorrisos bonitos e dentes brancos. A saúde bucal está associada diretamente com a saúde de ordem geral. Diversas doenças sistêmicas, aquelas que eventualmente afetam todo o organismo, podem ter origem em infecções orais.

Entre o público que deve estar ainda mais atento a essa condição estão os atletas, sejam eles profissionais ou não, pois eles exigem mais do seu corpo e necessitam de atenções especiais à saúde. Por isso, é de extrema importância que essas informações sejam devidamente expostas para que os atletas saibam da seriedade de se manter uma saúde bucal adequada.

Fatores que relacionam a odontologia com a saúde geral do atleta:

• A presença de focos infecciosos na boca do atleta traz um prejuízo imenso na sua preparação e na recuperação de lesões musculares e articulares;
  • Doenças periodontais (tecido de suporte – gengiva e osso alveolar), que além de serem focos infecciosos, contribuem para algumas doenças coronarianas como a endocardite bacteriana;
  • Alterações na posição dos elementos dentários que resulta em uma oclusão (encaixe dos dentes) inadequada, tendo como consequência uma alteração na respiração e na postura corporal do atleta;
  • O respirador bucal possui diversas características clínicas e comportamentais que influenciam diretamente no seu desempenho físico;
  • A ingestão de alimentos e suplementos realizados pelos atletas tem uma frequência maior quando comparado a uma pessoa “comum”, por isso é necessário ficar atento à higiene bucal, e realizar visitas mais frequentes ao cirurgião-dentista;
  • A presença do terceiro molar, o siso, incluso na cavidade oral pode aumentar o risco de fraturas mandibulares nos esportes de contato. Quando mal posicionado ou em processo de erupção, o siso pode aumentar o risco de infecções bucais pelo déficit na higiene bucal, causando a pericoronarite.
  • As patologias ou disfunções da articulação temporo mandibular (DTM), articulação da mandíbula com o crânio, são mais frequentes nos atletas por efetuarem um apertamento oclusal, força excessiva dos dentes superiores contra os dentes inferiores, nos momentos de explosão muscular e por estarem mais expostos a níveis de estresse.
  • Os protetores bucais são dispositivos intraorais com a função de amortecer e dissipar as forças transmitidas pelo trauma. O protetor bucal ideal é confeccionado pelo cirurgião dentista.